Projeto Tampinha Amiga: que tipo de material se pode doar? - Notícias

Projeto Tampinha Amiga: que tipo de material se pode doar?

Doação de materiais impróprios dificulta processo de triagem.


Compartilhar

O Projeto Tampinha Amiga, que arrecada tampinhas em benefício ao Hospital Dr. Oswaldo Diesel e Bombeiros Voluntários de Três Coroas alerta: descarte de outros itens tem dificultado o processo de triagem dos materiais.

Conforme a coordenadora do projeto, Luciana Fogaça, a doação de materiais impróprios dificulta processo: 'É comum encontrarmos parafusos, prendedores de roupas e outras coisas junto das tampinhas', relata.

Quais tampas plásticas o projeto recicla?

​Bebidas: água, isotônico, refrigerante, chá, suco, leite, tampa de  bombonas de água de 20L etc.

​Higiene: shampoo, condicionador, creme, pasta de dente, colírio, repelente, creme dental etc.

​​Produtos de limpeza: sabão líquido, detergente, amaciante, desinfetante, álcool, água sanitária etc. Neste caso não são aceitas tampas com mecanismo de spray, pois tem metal na peça.

​​É fundamental que as tampas estejam limpas e secas, pois as tampas úmidas e sujas causam mau cheiro, contaminam o material e atraem insetos. Além disso, doar tampinhas já separadas por cor facilita e otimiza o trabalho que é feito após a retirada nos pontos de coleta. 

Periodicamente voluntários reunem-se para realizar a triagem das tampinhas. 'Durante o processo de triagem retiramos objetos que não são tampas e tampas que não são de plástico, mas são armazenados de maneira incorreta, junto com as tampinhas. Para facilitar a triagem e agilizar o processo de venda pedimos que não coloquem nenhum material que não seja tampa plástica', reforça Luciana.
 

O projeto

Inicialmente integrante do Programa Tampinha Legal, o projeto passou por uma reformulação e em 2023, com o nome de Tampinha Amiga, passa a comercializar o material arrecadado com empresas locais, fomentando a economia do município. Desde seu lançamento, em agosto de 2021, vendeu 1.245 kg de tampinhas.