A Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel foi criada em 1982 para atender a comunidade de Três Coroas - RS. Entidade beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos a fundação, a FHDOD tem atualmente 57 leitos e sendo 15 de Saúde Mental, cujo serviço é referência para o Estado, além do serviço de endoscopia e colonoscopia, referência para a região 6 de saúde da 1ª CRS.
Diretor Administrativo: Clovis Schmitz
Diretor Técnico: Paulo Azeredo
Vice-Diretor Técnico: Hélder dos Santos
Responsável Técnico: Edson Keller
História
Em 1937 chegava a Três Coroas o médico Oswaldo Diesel, natural de São Sebastião do Caí. Ele instalou seu consultório e modesto hospital na residência dos Robinson, onde se hospedou por 6 meses e mudou-se para o prédio da antiga Prefeitura. Depois de algumas mudanças, por volta de 1945, com o apoio do Sr. Luciano Eckhard, proprietário da Olaria de Três Coroas que lhe forneceu os tijolos, e auxílio de moradores que doaram árvores para serem transformadas em madeira para a confecção de portas, janelas e telhado, foi construído o Hospital Dr. Oswaldo Diesel.
Dia 28 de Dezembro de 1978 foi instalada a Comissão Provisória para transformar o Hospital em Sociedade Hospitalar, sob a presidência do Sr. Remitto René Haack. Em 1980 iniciaram-se os estudos para transformá-la em Fundação e no dia 26 de agosto de 1982 foi criada a Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, entidade com personalidade jurídica de direito privado, hospitalar, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos.
A diretoria
A FHDOD é composta por número ilimitado de sócios, destinada a construir e a manter o hospital de Três Coroas, prestando assistência à população dentro da disponibilidade físico-financeira; dotada de patrimônio próprio, com autonomia administrativa e financeira. A Diretoria é eleita em Assembleia Geral, pelo período de três anos.