Recurso do Poder Judiciário auxilia no combate à pandemia - Notícias

Recurso do Poder Judiciário auxilia no combate à pandemia

Foram adquiridos um ventilador e três bombas de infusão.


Compartilhar

Na última semana a Juíza de Direito Dra. Paula Maurícia Brun, informou à FHDOD a disponibilidade de recurso do Poder Judiciário para utilização pela casa de saúde no atendimento a pacientes COVID. Após apresentar as necessidades para a assistência, foi liberado o valor de R$ 79.700,00, para a aquisição de um ventilador e três bombas de infusão.

Bombas de infusão:
É um dispositivo que controla a entrada de fluidos, como nutrientes e medicamentos, para dentro do organismo do paciente. Ela possibilita que os medicamentos e fluidos sejam administrados com uma taxa controlada por meio de um preciso sistema, através de um volume constante. O objetivo principal desse equipamento é oferecer as melhores condições possíveis para inúmeros procedimentos médicos e tratamentos ajudando, por exemplo, a automatizar o fluxo de trabalho, reduzir custos, economizar tempo e reduzir erros de duplicação. Um paciente pode necessitar de várias bombas de infusão durante sua permanência no hospital.
O hospital possui quatro bombas de infusão disponíveis, sendo uma em conserto e duas emprestadas de outra casa de saúde. Ressaltando que os pacientes que estão em ventilação mecânica precisam que as medicações sedativas sejam administradas com segurança e precisão de doses milimétricas, sendo a bomba de infusão um dispositivo imprescindível. Neste caso o ideal é dispões de três bombas de infusão por paciente.

Ventilador:
Equipamento fundamental para a assistência a pacientes COVID em estado crítico, o ventilador pulmonar, também chamado de respirador pulmonar, é um equipamento essencial para a manutenção da respiração em pacientes que apresentam alguma deficiência respiratória. Com o auxílio desses aparelhos, o paciente pode encontrar um conforto no momento de respirar e evita irritar os pulmões ao fazer força para conseguir realizar essa ação tão primordial para o corpo humano.
O hospital possuía apenas dois ventiladores pulmonares, além carro anestésico que possui respirador, sendo possível manter no máximo três pacientes em ventilação mecânica, aguardando remoção para leito de UTI.
O ventilador (foto) já está no hospital e a equipe já passou por treinamento para sua utilização. As bombas devem chegar nos próximos dias.